7 dicas para você ter mais tempo de qualidade com seu filho!

7 dicas para você ter mais tempo de qualidade com seu filho!

 

Buscar qualidade em vez de quantidade é uma lição que demorarmos a aprender na vida, não é mesmo? Então, que tal começar desde cedo e ensinar nossos pequenos que quantificar o amor nos priva de experimentar as qualidades do amor sem medida?

A instrutora de yoga e Coach de Qualidade de Vida, Bem Estar e Alta Performance, Fabiana Aparício, tem sete dicas bem simples para você ter mais tempo de qualidade com seu filho e, mais importante, sem culpa de não estar passando mais tempo com ele.

 

Remove the row

Column: 1

Column: 2

Dica 1 – Passe um hora por semana fazendo uma atividade que é importante para seu filho, só vocês dois! Não faça apenas atividades em família e procure aquelas brincadeiras preferidas do seu filho. Na medida em que damos atenção para algo que a criança valoriza, seu sentimento de preenchimento, de companhia e suporte aumentam e com isso sua satisfação. E ver nossos filhos bem, nos deixa bem também, não é assim?

 

Dica 2 – Pergunte o que a criança gostaria de fazer com você. A simples atitude de parar, perguntar e conversar com o seu filho já é um cuidado, um carinho e sua preocupação em saber o que ele sente e o que ele prefere fazer é um bom caminho para vocês terem tempo de qualidade juntos. É claro que muitas vezes, a criança não consegue elaborar sozinha o que está sentindo falta e essa conversa pode ajudá-la a descobrir o que sente e nomear as coisas e sentimentos. Além disso, essa pergunta pode trazer respostas muito surpreendentes e agradáveis para você.

 

Remove the row

Column: 1

Dica 3 – Se você tem 20 minutos para ficar com seu filho, então tenha certeza que estará presente nesses 20 minutos. Deixe o celular longe, não ligue a TV no seu programa, esqueça o livro e as tarefas que ainda tem que fazer. Preste atenção ao momento. Você pode assistir ao programa preferido do seu filho na TV, por exemplo. Ou ficar só ali do ladinho dele, conversando e fazendo perguntas sobre o desenho ou programa da TV preferido dele. Alguns minutos de atenção plena, valem mais do que horas simplesmente do lado, mas sem interação.

Column: 2

 

Remove the row

Column: 1

Column: 2

Dica 4 – Treine mindfulness ou atenção plena com seu pequeno. Há alguns exercícios simples que irão ajudar vocês a estarem presentes. Pare para ouvir os sons ao redor e mostre para o seu filho como é bom fazer isso. Vocês podem escolher uma música e ficar alguns minutos só ouvindo. Ou então, se sentar num banco de uma praça, de olhos fechados, ouvindo os sons dos pássaros, das pessoas, dos carros. Quando estiverem se alimentando, procure fazê-lo devagar, sentindo a textura do alimento, todos os sabores, o aroma. Antes de dormir, peça para seu filho ficar um minutinho focado só na respiração, percebendo o tempo para inspirar e exalar o ar. Vocês também podem aproveitar momentos de espera em qualquer lugar para perceber o ambiente, as pessoas ao redor, ouvir os sons, etc.

 

Remove the row

Column: 1

Dica 5 – Sempre que falar com sua criança, fizer uma pergunta ou quiser lhe mostrar algo, pare o que estiver fazendo e olhe para ela. Se possível, abaixe na sua altura, demonstrando interesse autêntico, entusiasmo e apoio. Ouça primeiro, dê toda a atenção naquele momento, para só depois responder. Nosso corpo também fala e reflete nossas emoções. Preste atenção a isso e sua relação com seu filho se será energizada!

Column: 2

 

 

Dica 6 – Aproveite momentos no trânsito para conversar. Mas não faça perguntas bobas e abertas demais como: como foi a escola? Tudo bem no inglês? Isso te dará respostas breves. Promova a curiosidade e incentive a troca de ideias entre vocês.

Alguns exemplos: O que aconteceu de mais engraçado hoje na escola? E se um disco voador pousasse aqui e levasse alguém? Qual dos seus amigos mais engraçado? Que bicho você gostaria de ser? O que aconteceu hoje que gostaria que fosse diferente? Com essas perguntas você aumenta a intimidade, o conhecimento do mundo do seu filho e fortalece a relação de vocês.

 

Remove the row

Column: 1

 

Column: 2

Dica 7 – Monte um mapa mental do que significa ter mais qualidade, e não exagere,

lembre-se que qualidade não é quantidade. Essa atividade tem o objetivo de fazer com que você perceba o que realmente importa para você. Lembre-se: você não tem que dar conta de tudo. Não existe super mãe e nem super pai! Ninguém é perfeito. Você só precisa sentir-se bem, sem culpa. Para isso: use a dica 2 para entender o que é importante para o seu filho e una à sua percepção do que este relacionamento teria que ter para ter qualidade. E perceba que sendo suficiente para sua criança, será portanto, suficiente para você.

 

Remove the row

Column: 1

Com formação inicial em Comunicação e Marketing e após ter atuado por 15 anos em grandes empresas e como consultora autônoma de comunicação, Fabiana decidiu tornar-se instrutora de yoga. Fundou o Projeto “Eu, amanhã”, um site sobre Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal com informações sobre o tema em artigos, vídeos e podcasts, além de produtos e serviços. Em 2015, formou-se Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, com posterior especialização em Positive Coach e certificação Internacional. Hoje divide seu tempo entre o yoga, o coaching e a produção de conteúdo sobre autoconhecimento, qualidade de vida e alta performance.

Column: 2

 

 

About Author

Related posts

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”!

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”! Você sabe que o ZooMoo tem um programa com desenhos que são feitos pelas próprias crianças, né? As histórias e desenhos incríveis ganham vida...

Leia mais

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos. Raquel de Queiroz nos fez imaginar como seria uma andorinha criada por uma família de morcegos, em Andira. Ou como seria um pintinho pobre, do galinheiro, fazer amizade com um pintinho...

Leia mais

Give a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.