Temos 8 dicas para você participar dessa campanha global da cultura de doação.

O brasileiro já incorporou a Black Friday e muitas vezes compra o que não precisa, ensandecido para aproveitar promoções que nem sempre trazem descontos.

É preciso mudar nossa mentalidade e perceber que nosso grande desafio como humanidade não é baratear ou ter acesso a mais, mas sim reverter o colapso dos recursos naturais e combater a desigualdade, promover o bem-estar da sociedade como um todo. Vivemos tempos em que consumo consciente é mais que tendência, é para preservação da humanidade e já passou da hora de pegarmos essa onda!

Remove the row

Column: 1

Column: 2

Amanhã, dia 28 de novembro é comemorado o Dia de Doar, uma campanha global que nasceu em 2012, nos Estados Unidos, como Giving Tuesday e visa impulsionar a cultura de doação, a cultura de retorno à sociedade. Esse movimento foi criado justamente como uma resposta ao consumismo exacerbado do pós-Ações de Graças.

Hoje já são mais de 35 países participando e o Brasil se engajou em 2014. O Dia de Doar não tem dono, pertence a todos que seguem seus princípios e só divulgando e usando a hashtag #diadedoar para disseminar os propósitos da campanha já é algo que você pode fazer!

 

8 dicas para você entrar nessa campanha

Nós aqui do ZooMoo, somos super engajados com a cultura da sustentabilidade e entramos nessa campanha! E aqui damos algumas ideias de como você pode participar do #diadedoar.

  1. Encontre uma entidade que esteja participando do #diadedoar, e veja como pode ajudá-la;
  2. Organize uma festa, um encontro, um churrasco ou qualquer outro evento, e doe a receita para uma organização da sociedade civil;
  3. Outra ideia é fazer aquela limpa no armário de roupas e brinquedos junto com outros pais ou amigos promover uma ‘venda do bem’. É claro que 100% da renda tem que ser doada, né?
  4. Reúna sua família, vizinhos, amigos ou colegas de trabalho, e arrecade roupas e alimentos, em nome de um abrigo ou creche local, e leve lá no dia 28 de novembro;
  5. Cozinhe você mesmo, tortas e bolos, e os venda arrecadando dinheiro para doar para a sua organização favorita;
  6. Está sem tempo para uma produção assim, então que tal financiar uma causa ou criar uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para uma organização e a divulgar entre seus amigos;
  7. É seu aniversário logo, logo? Que tal fazer um aniversário solidário e comemorar de um jeito diferente? Ao invés de pedir presentes, você pode escolher uma entidade e pedir que seus convidados doem para esta organização;
  8. Mas acima  divulgue muito o#diadedoar, divulgue nas redes sociais tudo o que você faz em prol da campanha, inspirando todos a fazerem igual e contribuírem para a transformação social do país!

Vamos fazer o Brasil crescer nessa campanha!

A cultura de doar no Brasil ainda é fraca, mas tem um potencial gigantesco para gerar uma mudança de atitude relevante na nossa sociedade.

O Índice de Solidariedade Mundial (World Giving Index) mede o engajamento social de uma população levando em consideração três quesitos: ajuda a um estranho, doação de dinheiro a uma ONG e o voluntariado para uma causa social. Esse ranking mede o engajamento levando em consideração o percentual da população que doa e não a quantidade doada, para que não hajam distorções por conta de maior ou menor população.

Nosso país está em 75º lugar no ranking de solidariedade de países, atrás do Equador, da República Dominicana, do Haiti, da Nigéria e do Sudão do Sul, entre outros. Esse posto no ranking mostra que temos muito trabalho pela frente! Precisamos dar mais exemplos de que pequenas atitudes podem fazer a diferença e entender que todos precisamos desenvolver o senso de responsabilidade para termos um mundo mais justo, com mais igualdade, oportunidades e bem-estar para todos.

About Author

Give a Reply