Crianças que brincam ao ar livre se desenvolvem melhor e rendem mais na escola, diz estudo

Crianças que brincam ao ar livre se desenvolvem melhor e rendem mais na escola, diz estudo.

A gente sabe que criança precisa de vitamina “S”. Aquela do “S” de sujeira, de terra, de contato com a natureza e com o meio ambiente! O que foi comprovado agora é que crianças que brincam ao ar livre rendem mais na escola. É o que diz estudo divulgado pelo National Wildlife Federation (NWF), uma organização americana de preservação do meio ambiente e proteção da vida selvagem que existe desde 1936.

Desde o final da década de 1990, evidências acadêmicas significativas demonstram que a natureza e programas de educação ao ar livre melhoram significativamente o desempenho escolar dos alunos, o que inclui não apenas pontuação em provas, mas também atitude e comportamento.

Remove the row

Column: 1

Column: 2

Os hábitos e atividades na infância mudaram muito nos últimos anos por conta de nossas vidas estarem tão enclausuradas entre quatro paredes – em casa, na escola e trabalho. Quintal e jardim já não são tão comuns assim e cada vez mais fica mais difícil o acesso a parques, gramados, riachos e o contato com a natureza.

Entramos e saímos de “caixas” – carro, escola, casa, prédio. Some-se a isso, o maior tempo gasto na frente das telas eletrônicas. Mas se nos tornamos cada vez mais conectados (e isso é irreversível) e temos pouco acesso à natureza, devemos ficar atentos aos problemas que os eletrônicos podem trazer e especialmente como afetam a criança e seu desenvolvimento.

Um novo documento da Academia Americana de Pediatria (AAP) aponta para fim da idade mínima e do limite de horas por dia para o uso de aparelhos eletrônicos. Para a entidade, o importante agora é orientar os pais em relação à maneira como esses aparelhos tecnológicos vêm sendo utilizados e não mais determinar uma idade mínima ou a quantidade de horas máxima. Mas a antiga recomendação continua válida: crianças acima de 2 anos não devem ficar além duas horas por dia na frente dos gadgets, principalmente se forem ininterruptas. E toda criança deve ter pelo menos uma hora por dia de brincadeiras e atividades ao ar livre para relaxar e descontrair. O importante agora é o bom senso dos pais e dar o exemplo nunca foi tão importante.

Atividades ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento da criança

About Author

Related posts

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”!

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”! Você sabe que o ZooMoo tem um programa com desenhos que são feitos pelas próprias crianças, né? As histórias e desenhos incríveis ganham vida...

Leia mais
Existe água em SP

Quer aprender um pouco sobre as nascentes e os rios de São Paulo?

Quer aprender um pouco sobre as nascentes e os rios de São Paulo? O ativista ambiental Adriano Sampaio estuda e mapeia os rios de São Paulo há muitos anos e criou o Existe Água em SP, com a finalidade de...

Leia mais

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos. Raquel de Queiroz nos fez imaginar como seria uma andorinha criada por uma família de morcegos, em Andira. Ou como seria um pintinho pobre, do galinheiro, fazer amizade com um pintinho...

Leia mais

Give a Reply