Dia da Abelha – vamos comemorar mas há um alerta mundial!

Dia da Abelha – vamos comemorar mas há um alerta mundial!

 

No entanto, um alerta importante foi dado pelo US Fish and Wildlife Service (FWS) – um órgão dos EUA equivalente ao nosso Ibama: as abelhas entraram na lista de espécies em extinção.

Alguns cientistas acreditam que a causa é a poluição, enquanto outros culpam os agrotóxicos e outros ainda a mudança climática. Existem ainda doenças e ataques de outros insetos e ácaros que estão diminuindo a população das abelhas no mundo, mas o principal problema é que se desconhece o que realmente está ocorrendo. Faltam dados e pesquisas científicas.

 

Remove the row

Column: 1

Column: 2

As consequências de um mundo sem abelhas não se limita apenas à escassez de mel. Dois terços do que comemos dependem do trabalho delas como polinizadoras. Para muitas plantas, sem as abelhas não há “sexo” e procriação da espécie. As abelhas transportam nos pelos do seu corpo o pólen das partes masculinas de uma flor para as partes femininas, sejam da mesma planta ou de outras, mais afastadas. É assim que acontece a reprodução de muitas espécies vegetais. O morango, por exemplo, precisa de pelo menos 21 visitas de abelhas para produzir um fruto grande e saboroso, segundo os cálculos das Nações Unidas. Outros insetos também são responsáveis pela polinização, mas as abelhas são vitais em algumas culturas como alfafa, amêndoas, pepinos e morangos.

 

Apesar do alerta, a situação ainda está longe de ser uma catástrofe. Existem 25 mil espécies de abelhas e sete entraram em perigo de extinção, todas nativas do Havaí, mas muito parecidas com as do Brasil. Mas é preciso um alerta mundial porque o problema não se restringe ao estado norte-americano, já que desde 2006, apicultores do mundo inteiro têm reclamado que as populações desse inseto estão diminuindo.

O que podemos fazer?

Remove the row

Column: 1

Vamos plantar! Você pode atrair abelhas ao plantar flores silvestres, ervas, frutas e vegetais e ao permitir que o jardim detenha uma pequena fauna, fornecendo água e abrigo às abelhas. Procure usar plantar nativas, pois são sempre melhores para atraí-las. Ter abelhas voando em volta, agindo como polinizadoras traz vida ao quintal ou horta e faz com que flores e outras plantas se tornem mais exuberantes e abundantes.

Column: 2

 

Se você tem espaço para um pequeno jardim de ervas, essa é outra ótima maneira de atrair abelhas. Mentas atraem certos tipos de abelhas, assim como sálvia, alecrim, tomilho, bálsamo das abelhas e inúmeras outras ervas. Eis uma lista de ervas que elas amam: Alecrim, Bálsamo de Abelha, Borragem, Coentro, Funcho, Gatária, Lavanda, Menta, Sálvia e Tomilho.

Se você quiser saber mais sobre as abelhas no Brasil, o blog do Christiano Figueira, As Abelhas do Brasil, é um ótimo lugar para você se aprofundar no assunto.

About Author

Related posts

Give a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.