Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos.

 

Raquel de Queiroz nos fez imaginar como seria uma andorinha criada por uma família de morcegos, em Andira. Ou como seria um pintinho pobre, do galinheiro, fazer amizade com um pintinho rico, da gaiola, em Cafute e Pena-de-Prata. Ela também escreveu um livro infantil sobre um menino que transforma sua cama em avião toda noite chamado O Menino Mágico.

A leitura, iniciada desde a mais tenra idade, ajuda no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. “O interesse e hábito permanente de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”, Richard Bamberger, autor do livro Como Incentivar o Hábito de Leitura.

Leia para seu pequeno e incentive sua imaginação voar solta!

Contar histórias e o contato da criança desde cedo com o livro são algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar sua rotina é mais fácil na infância, pois é o quando os todos os hábitos se formam. A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e é estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura.

Humor, expectativa ou mistério são os ingredientes necessários para cativar o pré-leitor, categoria que abrange duas fases: a da primeira infância (dos 15/17 meses aos 3 anos) e a da segunda infância (a partir dos 2/3 anos).

Até os 3 anos, a criança faz o reconhecimento do mundo ao seu redor através do contato afetivo e do tato. Assim, livros de pano ou plástico que ela pode levar ao banho são ideais e, com a ajuda de um adulto, elas darão os primeiros passos no hábito da leitura. A partir dos 2/3 anos, na fase egocêntrica, é quando a criança aumenta sua capacidade e interesse pela comunicação verbal. O “brincar” com o livro ainda será importante e significativo. Aqui, os livros adequados são os que apresentem um contexto familiar, com predomínio absoluto da imagem. Não se deve apresentar texto escrito, já que é através da nomeação das coisas que a criança estabelecerá uma relação entre a realidade e o mundo dos livros.

Aos 6/7 anos, a criança se torna um leitor iniciante. É quando ela começa a decodificar os símbolos gráficos, mas o papel do adulto como “agente estimulador” é ainda fundamental. Os livros adequados para essa fase são os de linguagem simples com começo, meio e fim. As imagens ainda devem predominar sobre o texto e os personagens podem ser humanos, bichos, robôs, objetos. As histórias mais cativantes continuam sendo as engraçadas e as que tragam embates entre o bem e o mal e que estimulem as emoções, o pensar, a empatia, enfim, a imaginação e afetividade.

 

Lala quer Biscoito 

Maria Dorothea Barone Franco, nossa leitora e fã do ZooMoo, escreve livros infantis e nos mandou um pedido especial, divulgar seu mais recente projeto: Lala quer Biscoito.
É sobre o menininho Antônio e sua cachorrinha buldogue, Lala, amigos inseparáveis e personagens do livro que foi ilustrado pelo artista Rodrigo Merched. As inspirações de escritora e ilustrador partem de um cotidiano afetivo que é a amizade de crianças e animais. Antônio e Lala existem na vida real, são o filho e sua mascote de uma amiga de Dorothea. Seu pedido para divulgar seu livro no blog do ZooMoo é porque ela sabe que temos uma programação com foco em animais, natureza e sustentabilidade e estimula e incentiva o amor pelos animais e a conscientização ambiental desde cedo.

É indiscutível a importância do incentivo familiar na construção da fantasia e imaginação das crianças com histórias e filmes apropriados às suas idades. E é bom nunca esquecer que desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante.

Vamos fazer uma troca de informações sobre livros infantis entre pais e educadores aqui? Então, comenta aí nos comentários qual o livro que seu filho mais gosta e qual a idade dele!

About Author

Related posts

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”!

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”! Você sabe que o ZooMoo tem um programa com desenhos que são feitos pelas próprias crianças, né? As histórias e desenhos incríveis ganham vida...

Leia mais

Os sonhos de crianças refugiadas visualizados por artistas

Os sonhos de crianças refugiadas visualizados por artistas Ao longo de 16 dias, os fotógrafos Debra Barraud e Benjamin Heertje, além da designer gráfico Annegien Schilling e do cineasta Kris Pouw, viajaram mais de 7.000 km através...

Leia mais

Give a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.