Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos e não temos muito o que comemorar

 

Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos e não temos muito o que comemorar

 

Hoje é o Dia dos Oceanos e este post traz um alerta geral para todos nós sobre o consumo mundial de plástico e o que isso vem causando ao meio ambiente e principalmente aos oceanos. O objetivo do Dia Mundial dos Oceanos é informar o público do impacto das ações humanas no oceano, mobilizar e unir a população mundial sobre o importante papel que os oceanos têm no dia a dia. Eles são os pulmões do planeta, fornecendo a maior parte do oxigênio que respiramos.

Mar de lixo

O mergulhador inglês Rich Horner desceu ao fundo do mar de Manta Point, a 20km de Bali, na Indonésia, conhecida pelas suas praias paradisíacas. Mas o que viu não é nada bonito. Rich filmou a si próprio num mar de lixo. “O que vi foi muito plástico, sacos, garrafas, copos, baldes, objetos diversos de plástico, muito plástico!”

Seu vídeo ganhou as redes sociais e a grande mídia e seu mergulho é um grande aviso a todos nós: é preciso parar de produzir e consumir tanto plástico!

Residente em Bali, Rich disse à BBC que nunca tinha visto nada “naquela escala”. A situação geográfica de Bali, no meio de uma corrente que atravessa o Oceano Pacífico para o Oceano Índico através do estreito da Indonésia, faz com que o lixo tanto possa ter vindo da Indonésia como de outro local. No entanto, Horner afirma à BBC que os rótulos que viu eram, principalmente, indonésios. “Mas devido às correntes podem ter chegado ali vindos de qualquer zona da Indonésia, Filipinas, Malásia ou, até, mais além”, explicou.

 

Dia Mundial dos Oceanos - plástico perigo para os oceanos
Dia Mundial dos Oceanos – plástico perigo para os oceanos

Diminuir o uso de plástico é um dever de todos nós

O problema não é só lá! Globalmente são consumidos ao menos oito milhões de toneladas de plásticos – entre garrafas, sacolas e outros tipos de detritos – que vão parar nos oceanos a cada ano, matando a vida marinha e entrando da cadeia alimentar, estimou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em relatório divulgado em dezembro último.

Na Tailândia, nesta semana, os veterinários tentaram em vão salvar uma baleia-piloto morta na região da província de Songkhla, no Sul da Tailândia. Encontrado num canal local, a baleia cuspiu cinco sacolas plásticas e não resistiu. Na autópsia, foram retirados do estômago do animal 80 pedaços de plástico, num total de 8 quilos.

Vamos nos conscientizar e diminuir o uso de plástico em nossas vidas! Os governos devem fazer os seus planos de redução, mas cada cidadão deve ter em mente que também é responsável e recusar o canudinho plástico na hora do suco e pensar toda vez que for comprar algum produto de plástico ou com embalagem do material.

Aviso: Fotos chocantes mostram o que o nosso lixo plástico faz aos animais!

About Author

Related posts

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”!

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”! Você sabe que o ZooMoo tem um programa com desenhos que são feitos pelas próprias crianças, né? As histórias e desenhos incríveis ganham vida...

Leia mais

Give a Reply