Menino sonha grande e realiza: com livro e game, ganhou prêmio da Nasa.

Menino sonha grande e realiza: com livro e game, ganhou prêmio da Nasa.

 

   menino-nasa-close jpbarrera game menino-nasa

 

Quem disse que criança não sonha grande e corre atrás de realizar o que sonha?

Pois o brasileirinho prodígio de apenas 7 anos, João Paulo Guerra Barrera, sonha em ser engenheiro e astronauta. Já escreveu um livro e criou um game sobre o espaço e com isso, se tornou a pessoa mais jovem do mundo a receber um prêmio da Nasa após vencer o concurso sobre colonização espacial, Ames Space Settlement Contest, na categoria mérito literário.

O game “Sonic World Space Settlement” foi baseado em um livro bilíngue português-inglês que ele mesmo escreveu no ano passado: “No Mundo da Lua e dos Planetas/In the World of the Moon and the Planets”. No game, assim como no livro, três crianças deixam a Terra e viajam em um foguete feito de material reciclável pelo Sistema Solar. Passam pela Lua e por diversos outros planetas, onde vivem aventuras e superam algumas adversidades que fazem refletir sobre a importância de se cuidar do lugar onde vivemos.

João Paulo mora em São Paulo, mas já morou com os pais nos EUA e por isso domina o inglês. Ele programou o game com a ajuda do professor de informática de sua escola. Já livro foi escrito no ano passado com a ajuda dos pais que também financiaram o projeto. O pequeno autor já estava habituado a ler e cita dois de seus livros favoritos: “Divertida Mente”, baseado no filme homônimo, e “O Incrível Menino Devorador de Livros”, de Oliver Jeffers.“O menino comia os livros para ficar mais inteligente, mas ele passou mal, vomitou e fez coisas erradas. Então ele deixou de comer e passou a só ler os livros, ficou mais inteligente e se transformou no incrível menino devorador de brócolis”, explica João Paulo.

Os pais atribuem o sucesso à educação que estão dando ao filho. Felizes em saber que estão no caminho certo em oferecer para ele uma boa educação e incentivar o gosto pela leitura e pelos desafios, os pais sempre lembram que a melhor herança que podem deixar para ele é “a firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de assimilar insucessos.”

Lindo exemplo de educação, né?

Se você quiser saber mais sobre o garoto, ele tem um site com o game e outras informações sobre sua vida e pensamentos.

*Imagens: site pessoal.

About Author

Related posts

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos

Histórias de animais e crianças sempre vão cativar o imaginário dos pequenos. Raquel de Queiroz nos fez imaginar como seria uma andorinha criada por uma família de morcegos, em Andira. Ou como seria um pintinho pobre, do galinheiro, fazer amizade com um pintinho...

Leia mais

Give a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.