Quer aprender um pouco sobre as nascentes e os rios de São Paulo?

Quer aprender um pouco sobre as nascentes e os rios de São Paulo?

Ativista Adriano SampaioO ativista ambiental Adriano Sampaio estuda e mapeia os rios de São Paulo há muitos anos e criou o Existe Água em SP, com a finalidade de mostrar como está a situação dos rios e nascentes na cidade de São Paulo. Sampaio estudou algumas bacias hidrográficas da cidade de São Paulo, identificou as nascentes, coletou informações sobre cada rio e seus cursos d’água e criou expedições para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar melhor dos rios, riachos e nascentes da cidade.

Em 2013, ele percebeu que na praça Homero Silva, no bairro da Pompéia onde ele mora, afloravam olhos d´água do riacho da Água Preta, formando grandes poças e afastando as pessoas da praça. Ele resolveu construir com os amigos um lago lá e começaram a cuidar das nascentes.

Ocupar espaços públicos é a melhor forma de conscientizar sobre a cidade

Surgia ali a Praça da Nascente, que hoje já tem até página no Facebook. A comunidade do bairro gostou da revitalização da praça, da beleza natural, da limpeza geral e da redução dos riscos da dengue e começou a frequentar a praça.

Escola faz estudo de meio na Praça da Nascente
Escola faz estudo de meio na Praça da Nascente

Hoje, o local recebe também visitas de escolas que fazem estudos do meio, que conhecem as nascentes, brincam no lago, escorregam pelos barrancos, fazem piquenique e plantam flores na beira do riacho Água Preta.

Escola faz estudo do meio na Praça da Nascente
Crianças brincam na Praça da Nascente

A cidade de São Paulo tem oficialmente mais de 300 rios, mas infelizmente alguns deles é mais possível observar, pois o processo de urbanização fez com que eles fossem escondidos ou soterrados. Mas eles estão lá, sempre fluindo!

 

Em busca das nascentes soterradas pelo asfalto

Nascentes Guarani do Jaraguá.

O coletivo sempre programa algumas expedições na cidade de São Paulo e na aldeia Guarani do Jaraguá para falar da importância dos rios na nossa vida e mostrar como a cidades tem nascentes soterradas.

No dia 30 de junho, haverá a Expedição pelas Nascentes do Rio Água Preta que fica na região do bairro da Pompéia em São Paulo/SP. No início há um bate-papo com o ativista ambiental Adriano Sampaio que guiará o grupo nessa passeio pelo bairro onde ele apresenta algumas nascentes do Rio Água Preta.

Lago na praça da Nascente
Córrego Água Preta abastece lago na praça da Nascente Foto Ocupe & Abrace

Durante o percurso, o grupo conhecerá três lagos feitos pela comunidade e coletivos, onde se poderá observar a relação das pessoas que residem ou frequentam a região com as águas desse rio. O foco é fazer os participantes pensarem possíveis soluções para uma cidade melhor, onde possamos conviver em harmonia com os cursos d’água que são encontrados em toda a cidade.

 

O local de início das atividades será em frente à Cafeteria do Sesc Pompéia por volta das 10h e no término haverá um piquenique colaborativo na Praça da Nascente (Praça Homero Silva) por volta das 13h00.

Está incluído nas atividades da Expedição pelas Nascentes do Rio Água Preta (com seguro), certificado digital de participação (03h00 horas aula) e acompanhamento do ativista ambiental e biólogo. Os ingressos custam R$ 30,00 e é preciso preencher uma ficha de inscrição.

Serviço:

Dia e horário: sábado, 30 de junho das 10h as 13h
Local de encontro: Rua Clélia, 93 – em frente à Cafeteria do Sesc Pompéia

About Author

Related posts

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”!

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”! Você sabe que o ZooMoo tem um programa com desenhos que são feitos pelas próprias crianças, né? As histórias e desenhos incríveis ganham vida...

Leia mais

Give a Reply