Uma rede social para compartilhar fotos de animais e ajudar em pesquisas científicas

Uma rede social para compartilhar fotos de animais e ajudar em pesquisas científicas.

Eastern-Black-Bear Short-tailed-Weasel Southern-Three-banded-Armadillo
Snowy-Egret Janthina-exigua Moose2

Para quem gosta de animais e natureza (todos que amam o ZooMoo, né?), nossa dica é o iNaturalist – um aplicativo que pode reconhecer e identificar animais e plantas com as quais você cruza no caminho. Com ele você pode registrar suas observações de animais e plantas, compartilhar com outros naturalistas e muitas vezes ajudar em descobertas científicas.

Funciona assim: ao postar uma foto de um animal, planta ou outro ser vivo, o aplicativo informa a localização do bicho ou planta. A partir daí, a comunidade, que atualmente tem 475 mil usuários, ajuda a identificar qual é a espécie fotografada. Outra forma de identificação são as sugestões automáticas do app: baseado em milhões de imagens, um algoritmo “adivinha” o que você pode estar vendo.

Também é possível explorar os bichos e plantas que já foram cadastradas por alguém ou por localidades, como parques, e que tipo de animais e plantas já foram encontrados lá.

iNaturalist reúne exploradores amadores e cientistas, mas nasceu em 2007 como trabalho de conclusão de curso de alguns estudantes de biologia da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA). O que era só uma plataforma digital para os amantes do mundo natural, cresceu e hoje já é conhecido como “Shazam (app para reconhecer músicas) de animais”.

O aplicativo não é um game tipo Pokemon, mas cada um contribui com suas fotos para a compreensão da biodiversidade do planeta. É como um mosaico e uma foto pode ser um único ponto, mas ela pode acabar ajudando em grandes descobertas.  Já há alguns exemplos, como a de um homem na Colômbia que subiu uma foto de um sapo vermelho e preto e um especialista americano em sapos venenosos, ao ver a foto, declarou se tratar de uma nova espécie. Eles registraram, em co-autoria, a descoberta na revista científica Zootaxa.

Está disponível para os sistemas Apple e Android.

15

* Fotos: usuários do iNaturalist

About Author

Related posts

Quem paga quase meio milhão de reais por 3 gramas de veneno?

Quem paga quase meio milhão de reais por 3 gramas de veneno? A biodiversidade é a exuberância da vida na Terra – num ciclo aparentemente interminável de vida, morte e transformação. Seu valor é incalculável. Mas para se ter...

Leia mais

Give a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.