Você sabia que existe um cofre mundial de sementes e que hoje ele faz 10 anos?

Você sabia que existe um cofre mundial de sementes e que hoje ele faz 10 anos?

 

Remove the row

Column: 1

Column: 2

Column: 3

 

Você já deve ter lido diversas vezes que humanidade deu um grande passo na sua evolução com o surgimento da agricultura, ou seja, a partir do momento em que os nossos ancestrais decidiram abandonar a vida nômade de caçadores-coletores para se fixar em determinados locais, formando comunidades.

Poucas coisas na Terra são tão importantes e vitais para nós como as sementes. Elas são tesouros da humanidade e a diversidade de culturas é essencial para a vida na Terra. Ela sustenta quase tudo o que comemos e bebemos. Mas está desaparecendo rapidamente.

Pois no século passado, 94% das nossas variedades de sementes sumiram. Estima-se que 20 mil fabricantes de sementes foram comprados por grandes corporações, o que tem dimunuído consideravelmente a diversidade de nossas plantas e comida.

Mas lá no Círculo Ártico, foi criado o “cofre do fim do mundo”, o Global Seed Vault, financiado pelo governo da Noruega e pela ONG Global Crop Diversity Trust, que acreditam que a chave para salvar muitas coleções de diversidade de culturas originais do mundo, hoje ameaçadas, é guardar sementes vindas do mundo inteiro, para sempre, como um seguro para a agricultura mundial. Tudo de graça e sem ter nenhum direito sobre elas.

 

Remove the row

Column: 1

Parece mentira, mas esse banco incomum existe há dez anos, completados nesta segunda-feira (26), e já tem 1 milhão de variedades de sementes de mais de 100 países guardadas nesse cofre que fica encravado em rocha e gelo na Noruega, numa ilha remota chamada Svalbard.

O objetivo dessa iniciativa é salvaguardar a agricultura mundial no caso de catástrofes futuras, como guerras nucleares, queda de asteróides e mudanças climáticas. “Este é o plano B, a rede de segurança, a política de seguro. E sabemos que grande parte da diversidade está sendo perdida mesmo em bons bancos genéticos”, disse Kerry Fowler, diretor do projeto.

Hoje, a maioria das empresas químicas de biotecnologia tentam controlar a maior parte das nossas sementes com suas sementes transgênicas e fazendeiros, cientistas, advogados e guardiões de sementes travam uma verdadeira batalha de David e Golias para defender o futuro da nossa comida.

Column: 2

 

 

O documentário ‘Semente: A História Nunca Contada’ revela algumas das batalhas e como alguns guardiões de sementes apaixonados ainda protegem nosso legado alimentar de 12 mil anos. É uma história angustiante e encorajadora, onde heróis relutantes reacendem uma conexão perdida com nosso recurso mais precioso e resgatam toda uma cultura ligada à semente. É um pouco longo, cerca de 1h30, mas vale a pena ver para entender o tamanho do problema que estamos enfrentando.

About Author

Related posts

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”!

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”

O desenho do seu filho pode ser exibido no ZooMoo no “De Criança para Criança”! Você sabe que o ZooMoo tem um programa com desenhos que são feitos pelas próprias crianças, né? As histórias e desenhos incríveis ganham vida...

Leia mais

Give a Reply